Com a volta do alerta para o sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde decidiu reforçar a estratégia de imunização e marcar uma campanha específica entre 6 e 31 de agosto. A iniciativa também inclui a vacina contra a poliomielite, em uma tentativa de ampliar a cobertura vacinal e conter o risco de circulação das doenças.
No Amapá, o plano prevê o envio de mais de 140 mil doses, sendo que cerca de 70 mil serão destinadas a uma etapa inicial de distribuição. A meta é alcançar crianças e ampliar a proteção coletiva em um momento em que a região Norte volta a preocupar as autoridades sanitárias.
O sarampo, que havia deixado de ser registrado no país desde 2014, reapareceu em meio à confirmação de centenas de casos no território nacional. A reintrodução da doença acendeu o sinal de alerta, especialmente porque ela é altamente contagiosa e pode se espalhar rapidamente em locais com baixa cobertura vacinal.
Além de proteger contra o sarampo, a campanha busca evitar a perda de avanços no controle da poliomielite, enfermidade que segue sob vigilância permanente. A orientação das autoridades é que pais e responsáveis procurem os postos de vacinação dentro do período da campanha e mantenham a caderneta em dia.