🌊 Negócios em Emersão  ·  Vamos Emergir?  ·  Cadastre-se e ganhe 50 REC de bônus

Capital brasileira vai enterrar fios de internet para deixar cidade mais bonita

1 visualização
Capital brasileira vai enterrar fios de internet para deixar cidade mais bonita
A paisagem urbana do centro histórico do Recife (PE) vai passar por uma transformação visual nos próximos meses. Isso porque uma nova lei sancionada pela prefeitura da cidade prevê a transferência para o subsolo da infraestrutura de telecomunicações na região conhecida como Recife Antigo. 6 dicas para melhorar o sinal de internet Wi-Fi em casa Como melhorar o sinal do celular | 4 dicas A nova regra foi estabelecida pela Lei Municipal nº 19.516, publicada no Diário Oficial da Prefeitura do Recife no dia 18 de junho. O objetivo da legislação é reduzir a poluição visual e proteger a paisagem arquitetônica do sítio histórico. 🤩 Veja as melhores promoções de hoje no WhatsApp do CT Ofertas A norma determina que a infraestrutura aérea de telecomunicações seja transferida para o subsolo até janeiro de 2027. O foco principal dessa primeira fase é a Zona Especial de Preservação do Patrimônio Histórico-Cultural do Bairro do Recife, e as operadoras deverão utilizar galerias subterrâneas já implantadas previamente pelo município. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- A rede principal de dutos conta com cerca de 1,96 km de extensão, com uma infraestrutura secundária que soma aproximadamente 1,99 km. Recife Antigo deve "enterrar" fiação até janeiro de 2027 (Imagem: Amy Elting/Unsplash) Plano de transição da fiação A nova legislação determina que as cerca de 20 empresas de telecomunicações que prestam serviços na região e possuem infraestrutura aérea devem participar do processo de transição. Uma vez notificadas pela prefeitura, essas companhias terão um prazo de 30 dias para apresentar um plano de adequação. O documento em questão deve detalhar o planejamento de migração da infraestrutura aérea para as galerias subterrâneas existentes. Essa transição deve acontecer gradualmente e de forma a não impactar os serviços de internet e telefonia da população da região. A lei estabelece ainda que as companhias terão de remover a fiação aérea desativada, retirar os equipamentos inutilizados dos postes e realizar a identificação das redes instaladas no subsolo. Vale pontuar que o uso de galerias subterrâneas para a instalação de redes de telecomunicações no Recife Antigo não é uma novidade na capital pernambucana. A Avenida Rio Branco, bem como o Pátio de São Pedro e a Rua Barão Rodrigues Mendes, também já contam com cabos subterrâneos. O Sítio Histórico de Olinda também terá a sua paisagem preservada, uma vez que a TIM vai instalar "antenas camufladas" em prédios da região. Leia a matéria no Canaltech.
Artigo originalmente publicado em canaltech.com.br
Compartilhar: