Eduardo Aparecido de Almeida, identificado pelas autoridades como um dos líderes do PCC, deixou nesta sexta-feira (20) a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, e foi levado para a Penitenciária Federal de Catanduvas.
A transferência foi realizada sob forte esquema de segurança e teve apoio de um helicóptero da Polícia Civil, medida adotada para reduzir riscos durante o deslocamento e reforçar a vigilância sobre o preso.
Segundo a avaliação policial, a decisão leva em conta o nível de periculosidade atribuído a Almeida e a atuação da facção criminosa dentro e fora dos presídios brasileiros, o que exige medidas mais rígidas de custódia.
Com a ida para uma unidade federal de segurança máxima, ele passa a ficar em um ambiente voltado ao isolamento de integrantes de organizações criminosas de alta influência, em uma estratégia que busca dificultar a comunicação com o grupo e a continuidade de ordens externas.